quarta-feira, novembro 01, 2006

As mulheres vivem em média mais sete anos do que os homens

A esperança de vida à nascença tem vindo a aumentar para ambos os sexos, tendo-se mantido o diferencial em anos de vida (78,8 anos para as mulheres e 71,7 para os homens, em 1997/98), facto que traduz a sobremortalidade masculina. Em termos de idade média ao óbito, entre 1990 e 1998 verificou-se um comportamento idêntico para ambos os sexos (no caso das mulheres este valor passou de 74,8 para 75,9 anos e no caso dos homens de 67,2 para 68,3 anos): morre-se cada vez com mais idade.
As Doenças do Aparelho Circulatório mantiveram-se em 1998, como a causa de morte mais importante (21,6% no caso das mulheres e 18,3% no caso dos homens).
Taxa de analfabetismo das mulheres é praticamente dupla da dos homens

Segundo os Censos 91, 60,2% dos indivíduos que não sabiam ler nem escrever eram mulheres. Esta proporção aumentava para a população com idades superiores a 10 anos. A taxa de analfabetismo das mulheres era praticamente dupla da dos homens em qualquer idade: 15,3% nas mulheres contra 8,4% nos homens, considerando a população com 15 e mais anos. Os valores elevavam-se a 45,8% e 29,3%, respectivamente, no caso da população residente com 65 e mais anos, ou seja, em 1991 praticamente metade das mulheres idosas não sabiam ler nem escrever

Fonte : INE (Instituto Nacioanal de Estatística



Gostaría de começar a ver aqui mais comentários vossos. Vamos abrir a discussão sobre o tema - Maior longevidade nas mulheres deveria corresponder a uma idade de reforma mais avançada do que a idade dos homens?

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa. Está bonito.
Aquela ideia de pôr as boas vindas nos cabeçalho é boa. Como é que fizeste?

Abraço
Pereira da Silva

Anónimo disse...

Ola... Entao antigamente falava-se em discriminação da mulher no trabalho e agora estao a discriminar o homem? Os direitos sao iguais aos outros, nao ha homem superior a mulher nem o contrario!

Ricardo Lopes

Anónimo disse...

Concordo com o comentário do Ricardo, acho que não deve haver descriminação nem para o homem nem para a mulher. Ambos têm os mesmos direitos. E por a mulher ter uma longevidade maior que o homem, não significa que a idade de reforma tenha de aumentar.

Rúben Nunes

P.S.: Desculpe não ter dito nada, mas fui eu que mandei a outra mensagem de quem o stor não sabia! Desculpe... já agora pode-me responder sobre o portefólio?